Descubra 10 cidades espanholas que são incríveis para aproveitar sobre duas rodas.
Viajar pela Europa é uma aventura incrível, cheia de paisagens lindas, monumentos históricos marcantes e cidades cheias de vida. Porém, sempre que pensamos numa viagem tão extensa, as duas opções mais rápidas que nos vêm à mente são: avião e trem.
Porém, para os amantes do pedal, sempre há uma terceira opção: a bicicleta. Se você planeja ir para a Europa, especialmente para a Espanha, confira abaixo algumas das cidades com melhor infraestrutura para o cicloturismo:
SEVILHA
A capital andaluza é muito procurada para cicloturistas que preferem trajetos curtos e planos, fora a segurança de primeira das ciclovias. Em Sevilha, é possível pedalar por vários monumentos da arte almóada consagrados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como a catedral e o Real Alcázar de Sevilha. Fora o centro antigo, também há vários passeios onde nos conectamos com rotas naturais, como o parque de María Luisa, a praça Espanha e as ciclovias que beiram o rio Guadalquivir.
Assista ao vídeo e veja como foi meu dia de pedalada.
DONOSTIA/SAN SEBASTIÁN
Nessa cidade foram construídos mais de 30km de ciclovias (famosos “bidegorris”) para você passear pela capital de Guipúscoa. Uma grande vantagem é a sua segurança de ponta e pelo relevo plano da cidade, deixando sua trajetória mais tranquila. Você será capaz de admirar a belíssima baía de areia branca, como a praia de La Concha, banhada pelo mar Cantábrico.
VITORIA – GASTEIZ
Essa linda cidade basca é perfeita para o cicloturismo, com as suas construções medievais, os seus palácios renascentistas e as suas amplas áreas verdes. Boa parte do relevo da cidade é plano, apenas o centro histórico que fica numa colina. Além dos monumentos, também é possível apreciar as belezas naturais como o parque de Salburua, o bosque de Armentia e o parque de Zabalgana, todos dentro de uma rota que passa por lagoas, pântanos, pradarias e pequenas colinas.
SARAGOÇA
Aqui, é possível pedalar às margens do rio Ebro que atravessa a cidade, passando por várias pontes, pela basílica de Nossa Senhora do Pilar ou o embarcadouro. Para conhecer o centro histórico, basta seguir pela ciclovia que vai da praça de San Francisco até a praça Espanha, onde é possível deixar sua bike segura em um bicicletário e continuar o trajeto a pé. Vale ressaltar que a cidade está a poucos quilômetros de Saragoça, então para quem gosta de uma aventura mais desafiadora, fica a dica do pedal pelo Anel Verde ou entre as cidades!
GIJÓN
A cidade asturiana banhada pelo mar Cantábrico é cheia de lugares interessantes, como o Museu do Caminho-de-Ferro das Astúrias, o Aquário ou o Parque Isabel a Católica. Além da zona urbana, também é possível encontrar percursos verdes, cada um com um destino diferente. Existem entre oito percursos distintos: desde as pradarias até as falésias. O mais interessante é que a sinalização desses percursos inclui dados interessantes sobre a cultura, as tradições, a flora e fauna do lugar.
ALBACETE
A cidade castelhano-manchega de Albacete é cheia de ruas no estilo medieval, com grandiosos castelos e edifícios emblemáticos, como o Museu da Cutelaria. Porém, ela também conta com passeios por áreas verdes, como a do parque da Festa da Árvore, o pulmão verde da cidade. A partir desse ponto, você pode continuar a rota do canal de María Cristina e escolher entre vários itinerários. Se você quiser ainda mais adrenalina no seu passeio, é possível continuar pela Via Verde que chega até Alcaraz, a 70 km de Albacete.
BARCELONA
A grande metrópole espanhola é perfeita para um pedal turístico, com mais de 180km de ciclovias que passam por diversos locais incríveis, como o bairro do Borne, o bairro Gótico ou o passeio marítimo. Vais descobrir as impressionantes obras do famoso aqui, é possível ver de perto o grandioso Templo Sagrada Família ou o Parque Güell, ambos projetados pelo arquiteto modernista Antonio Gaudí. Aqui, é possível aproveitar o cicloturismo de dia e de noite, devido a segurança e iluminação das ciclovias, que começam no monte Tibidabo e vão até o norte da cidade pela estrada das águas.
VALÊNCIA
A capital mediterrânica é ótima para um pedal mais tranquilo, boa parte da cidade é plana e o clima é muito agradável em qualquer época do ano. Sua infraestrutura conta com o “anel ciclista”, desenhado exclusivamente para bicicletas, cortando toda a cidade e ligada às ciclovias que vão para o centro, onde você pode aproveitar o clima urbano e descobrir mais sobre sua cultura. Fora isso, também há rotas arborizadas como o jardim do Turia que vai até a Cidade das Artes e Ciências até ao Bioparc, fora as rotas que passam pelas lindas praias de lá.
PALMA DE MAIORCA
Essa belíssima cidade é tão pequena que é possível ir de extremo ao outro em pouco mais de meia hora, passando pelo centro histórico à beira do Mediterrâneo. Desde as praias que cercam a cidade até os grandes monumentos como a catedral La Seu de Mallorca, o palácio de La Almudaina ou de La Lonja, a cidade é rica em cultura e paisagens de cair o queixo.
CÓRDOBA
A milenar cidade de Córdoba foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO sobre duas rodas, por isso atrai muitos cicloturistas de todo o mundo. Lá é possível encontrar 11 rotas diferentes sugeridas pela Câmara Municipal no seu programa “Córdoba em bicicleta”, cada um com um intuito diferente. Essas rotas variam muito, passando por monumentos históricos como a Mesquita- Catedral, praças e pontes, ou até por paisagens naturais como jardins e parques próximos ao rio Guadalquivir.
Já estou planejando meu roteiro para essa aventura…e você, vai pedalar por qual dessas cidades?
Fonte: www.spain.info
https://www.spain.info/pt_BR/descobrir-espanha/cicloturismo-espanha/