9 Dicas para pedalar no frio

Fazer exercícios físicos durante os dias mais frios é algo comum para quem não se importa com a temperatura, porém, a grande maioria das pessoas acaba se comportando da mesma maneira que em dias mais quentes. Para nós ciclistas, esse cuidado deve ser redobrado, pois estamos constantemente expostos ao vento frio, com isso, o que era para ser um momento agradável acaba trazendo várias consequências pela falta de cuidado.

    Devemos aprender a nos portar de maneira correta nos dias mais gelados, por isso, hoje venho te dar 9 dicas de como fazer seu pedal ser eficiente e seguro durante o inverno!

1) Proteja as extremidades

Parece até papo de mãe, mas é verdade. Não saia de casa sem estar devidamente agasalhado, isso inclui luvas, meias, um bom casaco e até mesmo um cachecol. Quando protegemos bem nossas extremidades (cabeça, mãos e pés), evitamos que o resto do corpo sinta frio também.

Mesmo que você comece a transpirar, é importante estar devidamente protegido do vento frio, pois ele pode enrijecer seus músculos e até seus dedos. Com isso, é possível que você não consiga se movimentar tão facilmente ou até mesmo frear corretamente.

2) Isole a transpiração

A transpiração pode se tornar um problema quando não lidamos com ela corretamente. Por isso, é importante que saibamos como nos vestir propriamente para os dias frios.

Comece com uma camiseta de tecido sintético para que a transpiração não fique no seu corpo. Já para a camada seguinte, vista uma blusa de algodão que vá absorver o suor, fazendo com que sua pele não esteja constantemente úmida, logo, você não ficará com frio.

3) Evite transpirar em excesso

Outro cuidado que devemos ter é com a quantidade de roupas. É importante se aquecer, mas também não precisamos exagerar. Use uma quantidade de roupas que te não fará você transpirar demais, pois nem com a estratégia acima seria capaz de evitar uma grande quantidade de suor.

Além disso, se durante o percurso você reparar que está com muito calor, não hesite em tirar alguma camada de roupa. Por isso, sempre tenha consigo alguma mochila ou algum compartimento na bike que você possa armazená-la.

4) Opte pelas jaquetas corta-vento

Além de serem estilosas, as corta-vento também são ótimas opções de roupa para nós ciclistas. Essas jaquetas são bem confortáveis e evitam que o vento frio entre em contato direto com o nosso corpo, além de favorecerem a evaporação da transpiração.

Existem vários tipos de corta-vento, algumas são forradas, outras são mais finas e existem algumas que são até impermeáveis, mas fica a seu critério qual é a melhor para você!

5) Proteja seus lábios e seu rosto

O nosso coração está constantemente bombeando sangue carregado de oxigênio por todo o corpo. Quando estamos praticando alguma atividade mais intensa, nossos batimentos aceleram para que a oxigenação seja mais eficiente. Isso faz com que nosso coração e o sistema vascular também façam um exercício extra, deixando-os mais resistentes. Isso também está atrelado à prevenção de várias doenças cardiovasculares como a hipertensão.

6) Mantenha-se hidratado

É normal sentir menos sede durante dias mais frios, pois nossa transpiração é menos intensa. Porém, atente-se a consumir pelo menos 2 litros de água por dia e manter-se hidratado durante o pedal.

Além de estarmos repondo a água no nosso organismo, também estamos hidratando nossa garganta que acaba ressecando com o ar frio, evitando uma possível inflamação.

7) Proteja seus lábios e seu rosto

A pele do nosso rosto é muito sensível, com o vento, é possível que apareçam até algumas feridas devido as queimaduras de frio. Por isso, é importante que ela esteja bem protegida com algum tecido fino como uma máscara ou uma balaclava, juntamente com o uso de um hidratante facial e labial.

8) Faça um bom aquecimento

Devido as baixas temperaturas, nosso corpo tende a ficar mais rígido, necessitando de um aquecimento reforçado. Além de estar preparando-se para um esforço físico, também estamos prevenindo possíveis lesões e problemas de articulação.

Opte por exercícios de mobilidade, um alongamento e até alguns exercícios com elástico para aquecer seu corpo. Não precisa ser algo intenso, apenas o necessário para que seu corpo “acorde” propriamente e esteja apto para pedalar no frio sem problemas.

9) Use protetor solar

Frio não é sinônimo de falta de Sol. Mesmo que você esteja saindo de manhã cedo apenas com o rosto exposto, o protetor solar é imprescindível para proteger nossa pele de possíveis queimaduras ou até problemas maiores com câncer de pele, dependendo da sua exposição.

Anote as dicas e prepare seu checklist! Tenho certeza que agora seu pedal no frio será muito mais agradável!

Fontes:

Bike Itaú

Portal de inverno

Gostaria de colaborar com este canal? Tem dúvidas sobre o setor? Ficarei extremamente agradecido pelas sugestões e feliz em responder.

P.S. Como tudo o que é bom deve ser compartilhado com os amigos, que tal compartilhar este link com os seus?
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.