Ciclovia da Avenida Paulista

Para quem busca um passeio de bike tranquilo na selva de concreto, a avenida mais movimentada de São Paulo pode ser seu escape ideal.

A Avenida Paulista, localizada na cidade de São Paulo, é uma das maiores atrações turísticas da cidade, além de ser um grande centro cultural, financeiro, administrativo e educacional, Devido a sua extensão, essa via tem grande importância para interligas as Zonas Oeste, Centro-Sul e Central, além de possuir 3 entradas para o metrô, fácil acesso à outras avenidas e claro, uma ciclovia.

A luta pela ciclovia

Para quem vê hoje, a ciclovia da Avenida Paulista parece ter sido algo muito simples de ter sido implantado por motivos óbvios: o fluxo de ciclistas lá é muito intenso. Porém, muitos não sabem que para que esse projeto finalmente saísse do papel, foi necessário muita persistência pela comunidade dos ciclistas.

O projeto de criação da via foi lançado em meados de 2008, porém nunca foi devidamente iniciado por falta de incentivo e interesse dos governantes da cidade. Por ser uma Avenida muito movimentada, tanto por carros quanto por bikes, era muito comum a ocorrência de acidentes e até mesmo fatalidades, tornando ainda mais urgente a construção de uma ciclovia.

Após muita luta de comunidade cicloativista, a construção da via para bicicletas finalmente começou em Janeiro de 2015, ficando pronta em Junho do mesmo ano. Essa vitória foi marcada com uma grande comemoração, pois finalmente os ciclistas poderiam trafegar na Paulista com mais segurança.

Hoje, a ciclovia está aberta 24h pelo trecho inteiro. Além disso, aos domingos a Paulista amplia a via para a rua, porém devemos respeitar também os pedestres que têm acesso.

O que fazer na Avenida Paulista?

Devido a sua longa extensão de quase 3km, a principal artéria de São Paulo possui uma variedade de atividades que agradam os mais diversos gostos.

Para quem procura um passeio mais cultural, indico alguns pontos turísticos como o MASP, a Japan House, o Mirante do Itaú e a Casa das Rosas. Nesses locais você encontra as mais diversas exposições, mas fique de olho na disponibilidade e nos ingressos!

Já para quem gosta de fazer umas comprinhas, incico um pedal mais tranquilo pela rua, prestando atenção nas galerias, lojas e shoppings que é possível encontrar de sobra, além da grande livraria Martins Fontes! Ah e fica a dica: aos domingos também podemos encontrar várias barraquinhas com artesanato e até mesmo brechós por lá, devido o fechamento da rua.

Fora essas atividades, também é possível encontrar diversos bares, festas e restaurantes ao longo da Paulista. Se você optar em ir de bike, é possível encontrar diversos lugares para fazer uma boquinha que irão agradar à todos: lanchonetes, culinária francesa, italiana, japonesa, brasileira, cafés e muito mais!

Bateu a curiosidade? Então vem dar uma olhadinha no rolê que eu fiz na Paulista clicando aqui!

O acesso de bicicletas

Claramente o volume de ciclistas na Avenida Paulista é bem grande, por isso o acesso deve ser facilitado. Muitos chegam lá pedalando mesmo, cortando as ruas com atenção até chegar na ciclovia. Porém, muitos acabam indo de metô por morarem muito longe.

Nas linhas 2-Verde e 4-Amarela, que passam por lá em 3 estações diferentes, é possível encontrar vagões específicos para que você entre com a sua bike sem incomodar os outros passageiros. Normalmente são os últimos vagões, que possuem uma indicação no chão diferente das demais, então não há desculpa para entrar no vagão errado, certo?

For a isso, é possível encontrar alguns bicicletários por lá, por exemplo no Shopping Pátio Paulista e no Conjunto Nacional. Também há um outro ponto na Praça Marechal Cordeiro de Farias, também chamada de Praça dos Arcos, localizando-se no final da Paulista com a Rua Itápolis.

E aí, agora aquele rolê de bike pode ficar ainda mais interessante, não é? Bora pedalar por São Paulo?

Fontes:

Vá de Bike- Bicicletário
Vá de Bike- História da ciclovia
Bike Itaú

Gostaria de colaborar com este canal? Tem dúvidas sobre o setor? Ficarei extremamente agradecido pelas sugestões e feliz em responder.

P.S. Como tudo o que é bom deve ser compartilhado com os amigos, que tal compartilhar este link com os seus?
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.