Como começar no cicloturismo

Um guia para iniciantes em passeios  e viagens de bicicleta. O que é e como começar.

O que é Cicloturismo?

O cicloturismo é um tipo de viagem de aventura que combina ciclismo com viagem.

Ao contrário do ciclismo regular, onde você pedala por quilômetros e volta para casa mais tarde naquele dia, o cicloturismo permite que você viaje de um ponto a outro. Depois de uma parada para descanso, você sobe em sua bicicleta e sai para a próxima etapa.

Você pode planejar sua própria viagem ou participar de uma visita guiada que geralmente oferece alimentação e hospedagem. Um passeio de bicicleta pode durar o tempo que você quiser. Algumas pessoas gostam de sair para um fim de semana de bicicleta, enquanto outras desfrutam de uma pausa de um mês da vida para pedalar pelo país.

Sua quilometragem diária depende do seu nível de condicionamento físico, suas metas de viagem e do terreno. Contanto que não haja muitas subidas e você esteja razoavelmente em forma, 80 quilômetros por dia é uma boa referência para a maioria dos ciclistas. A quilometragem moderada é a beleza do passeio de bicicleta – não é tão lento quanto uma caminhada e nem tão rápido quanto uma viagem pela estrada.

Como escolher uma rota?

Planejar sua primeira viagem de bicicleta é semelhante a organizar uma viagem de carro. Prefira rotas com belas vistas e que sejam fáceis de navegar em uma bicicleta. Você também deve estudar o terreno para ter muitas fontes de água e lugares seguros para acampar em sua viagem. Dependendo da duração da sua viagem, você pode ter que planejar algumas paradas na cidade para reabastecer também. Em geral, você pode ir a qualquer lugar em um passeio de bicicleta. Ao planejar um passeio, aqui estão algumas coisas para priorizar:

1 – Escolha estradas com pouco trânsito. Você deve evitar estradas movimentadas por motivos de segurança e escolher caminhos menos percorridos. No mínimo, circule apenas em estradas com acostamento largo para uma ciclovia segura.

2 – Opções de camping. Sim… você vai precisar de um lugar para dormir. Ao contrário das caminhadas, onde os acampamentos nas trilhas são abundantes, montar sua barraca na beira da estrada pode ser muito menos confiável. Mantenha a disponibilidade do acampamento (ou locais de acampamento) em mente ao selecionar uma rota.

3 – Opções de Cidade e Reabastecimento. Dependendo de quão longe você planeja andar todos os dias e quanto peso de comida você está confortável carregando, você vai querer estar dentro de um acesso razoável das cidades. Por exemplo: se você planeja pedalar 64 quilômetros por dia e só quer levar 2 ou 3 dias de comida com você, planeje suas paradas na cidade a cada 160 quilômetros.

4 – Cenário bonito. Qualquer paisagem ou lugares que você deseja ver.

E então? Espero que este conteúdo tenha sido útil. Gostaria de ler seus comentários.

Vamos trocar experiências?

Gostaria de colaborar com este canal? Tem dúvidas sobre o setor? Ficarei extremamente agradecido pelas sugestões e feliz em responder.

P.S. Como tudo o que é bom deve ser compartilhado com os amigos, que tal compartilhar este link com os seus?
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.