Está planejando pedalar durante os dias de Carnaval? Confira algumas dicas para desfrutar este período com os devidos cuidados.
Chegou o Carnaval! uma época de muita festa que desperta o espírito de folia no coração dos brasileiros. Nesse período, algumas ruas e avenidas acabam sendo interditadas para que a população possa se aglomerar em segurança nos bloquinhos de rua. Com tantas mudanças no trânsito e tráfego de veículos em meio a um evento tão intrínseco à cultura do país, saiba como proceder com sua fiel bicicleta.
Bloco dos ciclistas
Porque não se vestir a caráter para o carnaval junto de seus companheiros ciclistas? Chame aqueles amigos com quem você costuma pedalar, coloquem suas próprias roupas temáticas, caracterizem suas bicicletas e aproveitem juntos seu próprio “bloquinho” enquanto dão uma pedalada.
Evite pedalar sob o efeito de álcool
Assim como não se deve dirigir após beber, o mesmo vale para a bicicleta. Pedalar após a ingestão de álcool pode causar acidentes.
Cuidados com o sol
Com as ondas de calor que vem assolando o país, é importante passar protetor solar para evitar que os raios UV agridam sua pele, principalmente em momentos como o meio dia ou horários próximos, quando o sol está mais forte. Faça uso de bandanas, óculos de sol e outros acessórios para se proteger também.
Beba água
Quando fazemos atividades físicas como o ciclismo, por exemplo, é importante se lembrar de manter a constante ingestão de água para evitar a desidratação, principalmente pedalando durante o horário onde o Sol estiver a pino. Lembrando que beber cerveja não conta como se hidratar, colega ciclista!
Planeje o melhor percurso
Muitas ruas e parques durante o Carnaval são isoladas parcial ou totalmente em decorrência dos blocos e trios elétricos. Leve isso em consideração antes de planejar sua rota, optando pelas ciclovias ao em vez das avenidas.
Vale ressaltar!
AMIGO MOTORISTA: Enquanto você vai sair para curtir o Carnaval, muitos ciclistas estarão pedalando ou treinando nas ruas, rodovias e estradas do país. Tenha RESPONSABILIDADE e RESPEITO com os CICLISTAS.
AMIGO CICLISTA: Carnaval é um período muito perigoso e com muitos acidentes nas estradas e rodovias do país. Pra você que vai pedalar ou treinar no Carnaval, redobre a ATENÇÃO. Bora vestir nossa melhor fantasia (equipamentos de proteção e segurança), colocar nosso bloco nas trilhas, trocar muitas marchinhas, e curtir o Carnaval da nossa maneira! Bom pedal e bom treino pra todos!