Ciclopassarela Jornalista Erika Sallum, uma ciclovia no Rio Pinheiros e que carrega a história de uma grande mulher em seu nome.
Quem foi Erika Sallum

Nascida no dia 1° de Maio de 1975, em São Paulo,Erika Sallum foi uma importante cicloativista e também jornalista atuante no segmento de esportes. Dentre seus trabalhos atuou nos jornais Folha de São Paulo como colunista e Go Outside como diretora de redação. Chegou, inclusive, a ser uma colaboradora em um dos escritórios estadunidenses da ONU.
Infelizmente, no dia 14 de Agosto de 2021, Erika veio a falecer, vítima de câncer de mama. Com seu nome ganhando maior notoriedade ainda, surgiu a ideia de homenageá-la nomeando a ciclopassarela com seu nome.
A ciclopassarela

Localizada ao lado da estação Hebraico-Rebouças, da linha 9 – Esmeralda do sistema de trens da ViaMobilidade, a ciclopassarela inaugurada dia 30 de Janeiro conecta os bairros Butantã e Pinheiros na capital, passando sobre o Rio Pinheiros.
O projeto conta com aproximadamente 685 m de comprimento e visa servir tanto a ciclistas quanto pedestres. Com um custo total de R$46.000.000,00, a obra concluída em dezembro de 2023 está prevista para auxiliar todos os dias aproximadamente 166.000 pessoas.
Seu posicionamento estratégico entre as pontes Bernardo Goldfarb e Eusébio Matoso foi escolhido com base na importância de tais estruturas para o trânsito.
Com mais uma ciclovia adicionada a sua malha cicloviária, São Paulo segue seu caminho, não só para uma cidade mais limpa e que colabora com a redução das mudanças climáticas, mas também com uma cidade que traz mais segurança para pedestres e ciclistas.
Para ler mais sobre a ciclopassarela, confira na íntegra as matérias abaixo.
Prefeitura de SP inaugura ciclopassarela sobre Rio Pinheiros por R$ 46 milhões
Convido você a conferir a cobertura que realizei da ciclopassarela Erika Sallum no meu Instagram clicando na imagem abaixo


“Aqui, exatamente para estes dois tipos de cidadãos que são muito marginalizados em detrimento dos carros; os ciclistas e os pedestres. Tá aqui um espaço coletivo de uso da população de São Paulo entregue esta semana pela Prefeitura.”
– Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros
Fontes