Uma abordagem da turística Campos do Jordão sobre a sua relação com o ciclismo e locais onde praticá-lo.
Durante o Caminho da Fé, aproveitei a oportunidade para realizar um pouco de cicloturismo por Campos do Jordão com alguns de meus amigos ciclistas. Pedalamos pelas ruas da cidade, repletas de histórias contadas por seus prédios e castelos históricos, dignos de cartões postais.
Campos do Jordão é uma das cidades pelas quais o Caminho da Fé passa, sendo um percurso de quase 60 km de extensão até Aparecida do Norte. Localizado no maciço da Serra da Mantiqueira, uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil, a cidade possui uma das sedes administrativas mais elevadas do território nacional. Venha conferir algumas informações de ciclismo dessa cidade histórica.
Dicas de lugares para pedalar em Campos do Jordão
Por estar localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade possui muitos locais dedicados ao Mountain Bike, uma modalidade de ciclismo caracterizada pelo trajeto em relevos montanhosos.
O Zoom Bike Park disponibiliza até 22 trilhas que contam com 50 km de percurso na Mantiqueira. O lugar conta com diversas estruturas para atender as necessidades do ciclista, desde local para lavar a bike até vestiários. Além das trilhas serem divididas por níveis de dificuldade, também é possível alugar bicicletas no local mesmo.
O Roots Bike Park possui pistas que variam de fáceis a difíceis para ciclistas iniciantes e profissionais, além de uma pista de 7km moldada para a prática de Mountain Bike Cross Country Olímpico
Por fim, temos também o Bike Ville, um hostel de nove chalés com atendimento focado em ciclistas. O lugar dispões de pistas classificadas por dificuldade em seu menu de trilhas, além de café da manhã.
Ainda no campo de um ciclismo mais radical, temos a Pista Pump Track Campos do Jordão. O Pump Track se vale de trajetos em pistas de obstáculos a fim de ganhar mais velocidade. A pista em questão chegou a receber apoio da tradicional L’Étape Brasil, um grande evento do ciclismo amador.
Cicloturismo em Campos do Jordão
A cidade já possui um histórico com o ciclismo ainda que recente.
Existe, inclusive, uma homenagem ao ciclismo sob a forma do monumento da bicicleta. O ciclismo ganhou uma forma de significado especial, o da abertura da cidade para a prática de viagens com fins desportivos, momento este marcado por eventos como a L’Étape Brasil by Tour de France.
O evento de ciclismo amador, L’Étape Brasil by Tour de France, tem como objetivo se equiparar ao evento que o criou, o Tour de France. No dia 22 de setembro 2023, a cidade sediou a 6ª edição do evento, contando com a presença de 3.000 ciclistas que puderam optar por pistas de 66 km ou 107 km.
Fontes pesquisadas para este blog: