Conheça Portugal de bicicleta.
De clima ameno e mais de 800 km de praia, Portugal proporciona momentos verdadeiramente únicos. A cultura, a paisagem, os aromas e sabores desta terra muitos já conheceram, mas a experiência de desvendar as maravilhas desta terra de bicicleta é algo completamente singular. Cidades, aldeias e montanhas são percebidas de outra forma sobre as duas rodas deste veículo movido pelo ser humano.
Cicloturismo em Lisboa
Lisboa é um verdadeiro museu a céu aberto. Suas icônicas calçadas portuguesas, arte urbana vibrante, monumentos históricos, e jardins exuberantes são apenas o começo. O clima ameno da cidade oferece a condição perfeita para uma exploração ao ar livre, e a sensação de liberdade enquanto você pedala por suas ruas e trilhas é verdadeiramente indescritível. Cada caminho é uma nova descoberta, uma oportunidade única para se conectar profundamente com a cidade e seus encantos naturais.
Mas não é só na cidade que a aventura acontece. Os arredores de Lisboa são um paraíso para os ciclistas. As serras de Sintra e Arrábida são cenários deslumbrantes, com trilhas desafiadoras e vistas que tiram o fôlego. Para quem aprecia uma escapada verde, recomendo o parque da cidade, Monsanto, para explorar em duas rodasse caso deseje enriquecer ainda mais sua viagem, considere um tour guiado com um especialista local que com certeza conhecem os segredos bem guardados e os melhores trajetos.
Cicloturismo em Lisboa – Entrevista com Rodrigo
Visitando Lisboa, acabamos conhecendo no miradouro Rodrigo, um guia de cicloturismo em Portugal, e já aproveitamos para pegar dicas de trechos para um excelente pedal.
Serra de Sintra
Aos interessados em ciclismo de estrada, convido a pedalar pela serra de Sintra que oferece estradas secundárias que são um convite à aventura. Um dos trajetos mais espetaculares leva você pelos Capuchos até o Cabo da Roca – o ponto mais ocidental da Europa. Continue até Colares e retorne a Sintra para uma experiência de bike memorável.
Para os entusiastas do ciclismo de montanha, comece sua jornada no centro histórico de Sintra, perto da estação de comboios (com viagens regulares a partir de Lisboa), ou nos Capuchos, onde você encontrará estacionamento conveniente. Subindo até o Santuário da Peninha, vai se deparar com uma variedade de trilhas e caminhos de pedra criados por ciclistas locais com proposta para todos os perfis de ciclistas, desde descidas emocionantes na modalidade Enduro até trilhas naturais e pouco alteradas. Com opções para Cross Country e ciclismo recreativo, a serra tem algo para todos. Para uma exploração segura e completa, é recomendável contar com a companhia de um ciclista ou guia local, já que a rede de trilhas pode ser complexa.
Pedalar é mais do que uma prática esportiva; é uma forma de revitalizar a alma e se conectando profundamente com os lugares que visitamos. Eu não trocaria a chance de sentir o vento no rosto em um passeio por qualquer ônibus de viagem. É uma chance de experimentar o mundo de maneira autêntica e singular. Se você está em busca do extraordinário, me acompanhe e descubra como a aventura sobre duas rodas pode transformar sua percepção do mundo.
Cicloturismo em Porto

O Porto é uma cidade portuguesa e capital da sub-região da Área Metropolitana do Porto e da região do Norte, pertencendo ao distrito do Porto.
É sede do Município do Porto que tem uma área total de 41,42 km2, 231.962 habitantes em 2021 e uma densidade populacional de 5.165 hab./km2, subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Matosinhos e Maia, a leste pelo por Gondomar, a sul por Vila Nova de Gaia e a oeste pelo Oceano Atlântico.
Quando estive na cidade de Porto, como de costume, aluguei uma bicicleta para passear e, depois reportar tudo a vocês. Paramos para conhecer a Associação do Comércio de Porto e seus Monumentos. Em seguida, fui até a estação de São Bento. Aí decidi ficar mais tempo para conhecer a cidade Vila Nova de Gaia, separada pelo Rio Douro.
Dica: para quem gosta de praticar esportes à beira-mar, a marginal de Gaia é um dos percursos mais populares do Porto. É o paredão mais extenso do Norte do país. Conta com um passadiço de madeira que liga Gaia a Espinho, num total de 15 km, e ainda tem algumas das melhores vistas da cidade.

Neste episódio mostro meu passeio de bike às margens do rio Douro, contornando a praia e conhecendo toda a região. Sigo pedalando até um farol onde é possível ver o encontro do rio Douro com o mar, bem de perto. Na sequência, indo para o centro da cidade passo por um espaço denominado Casa da Música e, também, passo por uma praça com monumentos bem altos.
O Alto Douro Vinhateiro, além de ser deslumbrante, oferece cenários de cartão postal e, como se diz hoje em dia, é muito “instagramável”! Por estes motivos, dar um passeio de bicicleta no Douro é uma daquelas experiência memoráveis.
A região do Alto Douro Vinhateiro, localizada no interior Norte de Portugal, foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. A região conta com um visual deslumbrante. Destaque para as vinhas em socalcos e o imponente Rio Douro.
Sugiro a você que quando for pedalar em meio às vinhas, pare em miradouros para apreciar as paisagens. É de perder a respiração! Trata-se de uma das melhores experiências que você terá ao dar um passeio de bicicleta no Douro e, porque não dizer, em Portugal. Eu fui! E quando você irá? Conta aqui nos comentários.
Fontes