A Ecovias, empresa responsável pela Rodovia Imigrantes, entregou em 28 de julho 5 km de ciclovia e uma passarela elevada na Rota Márcia Prado. Anterior a isto, os ciclistas precisavam cruzar de um lado a outro da Rodovia dos Imigrantes para acessar o parque da Serra do Mar, o que era muito perigoso.
A Rota Márcia Prado e uma luta de muitos anos
A rota, já existente e oficializada através da lei municipal 15.094/10 e regulamentada pelo decreto 51.622/10, passa pela Ilha do Bororé por meio de duas balsas e continua pela Estrada de Manutenção da Rodovia dos Imigrantes – também conhecida como Estrada de Serviço da Dersa -, que é uma pequena estrada, na maior parte de sua extensão, fechada ao trânsito de veículos, que serpenteia acompanhando de perto os traçados da Rodovia dos Imigrantes (SP-160) e da Rodovia Anchieta (SP-150).
A Estrada de Manutenção desce a serra cortando por dentro o Parque Estadual da Serra do Mar. O percurso é inspirado no trajeto da viagem que a ciclista Márcia Prado realizou em vida.
A Rota Márcia Prado foi instituída por lei em 2018 e, quatro anos depois, o trecho que passa pela rodovia dos Imigrantes ainda provoca polêmica entre ciclistas, concessionária Ecovias e Governo de São Paulo. Eu publiquei um artigo bem interessante em 2018 que acredito ser atual e convido você a ler.
Eu publiquei um artigo bem interessante em 2018 que acredito ser atual e convido você a ler clicando no link abaixo:
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Neste vídeo mostramos a segunda parte da viagem que fizemos na ciclovia da Rota Márcia Prado, dia 28 de julho de 2024, data de sua inauguração e mostramos os problemas e contradições entre o projeto discutido em 2018 e o que foi realizado em 2024, seis anos depois.
E, este vídeo abaixo também foi gravado no domingo 28 de julho de 2024, sobre a inauguração extra oficial da ciclovia da Rota Márcia Prado, no km 38 ao 42,9 da Rodovia dos Imigrantes e da ciclopassarela para os ciclistas.
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