E a aventura continua! Acompanhe mais um post do meu blog sobre esta cicloviagem pelos Alpes Adriáticos, agora saindo da Áustria e partindo rumo à Itália.
Após alguns bons dias percorrendo as ciclovias e avenidas dos municípios da Áustria, chegamos finalmente ao fim da parte do percurso localizada neste país e nos preparamos para seguir o próximo trecho localizado na Itália.
A travessia é realizada através da Fronteira Eslovênia-Itália, que possui uma extensão de aproximadamente 232 km. Segundo a Wikipédia, O traçado da fronteira, fixado para a parte mais setentrional pela entrada em vigor do Tratado de Paris (1947), foi concluído em 26 de outubro de 1954, quando foi repartido o Território Livre de Trieste, criado após a Segunda Guerra em 1947. Até então, esse território era dividido em duas zonas de ocupação: a Zona A, por tropas anglo-estadunidenses, e a Zona B, por tropas iugoslavas. Quando o memorando de entendimento foi compartilhado, a Itália recuperou a Zona A, enquanto a Iugoslávia ocupou a Zona B e a integrou nas repúblicas socialistas da Eslovênia e da Croácia, estados membros da República Socialista Federativa da Iugoslávia. A partição não seria reconhecida até 1975 no Tratado de Osimo. Desde a sua independência em 1991, a Eslovénia é o único país da extinta Iugoslávia a possuir uma fronteira com a Itália.
Quarto dia
Nesta etapa da Travessia dos Alpes Adriáticos, chegamos na Itália!
Após passar mais alguns últimos momentos pedalando pelas estradas da Suíça e passando por Arnolstein, atravessamos a tríplice fronteira e chegamos no território italiano, encerrando nosso dia conhecendo a região e degustando da gastronomia local na comuna Tarvisio em Friul-Veneza Júlia, província de Údine.
A ciclovia Alpe Adria atravessa os Alpes em parte ao longo de antigos trilhos ferroviários e vários túneis. Um agradável roteiro sobre duas rodas de muita satisfação sob vários aspectos: cultura, esporte, gastronomia!
Confira mais sobre o trajeto no vídeo do meu canal abaixo.
Posts que poderão ser de seu interesse
Caso ainda não tenha acompanhado os dias anteriores, confira neste link abaixo o blog no qual inicio meu pedal na Áustria.
Pedalando pelos Alpes Adriáticos – Áustria
Leia a publicação do blog sobre a viagem e confira o trajeto completo com fotos através do link abaixo
Travessia Alpes Adriáticos 2023 – Cicloturismo Internacional
Confira o roteiro desta cicloviagem na publicação do blog pelo link abaixo
Bike no Ar na Travessia dos Alpes Adriáticos
Aproveite também para ler esta publicação no link abaixo onde falo sobre o trajeto da Ciclovia Alpe Adria
Fonte