Pedalando pelos Alpes Adriáticos – Áustria, Eslovênia e Itália

E a aventura continua! Acompanhe mais um post do meu blog sobre esta cicloviagem pelos Alpes Adriáticos, agora saindo da Áustria e partindo rumo à Itália.

Após alguns bons dias percorrendo as ciclovias e avenidas dos municípios da Áustria, chegamos finalmente ao fim da parte do percurso localizada neste país e nos preparamos para seguir o próximo trecho localizado na Itália.

A travessia é realizada através da Fronteira Eslovênia-Itália, que possui uma extensão de aproximadamente 232 km. Segundo a Wikipédia, O traçado da fronteira, fixado para a parte mais setentrional pela entrada em vigor do Tratado de Paris (1947), foi concluído em 26 de outubro de 1954, quando foi repartido o Território Livre de Trieste, criado após a Segunda Guerra em 1947. Até então, esse território era dividido em duas zonas de ocupação: a Zona A, por tropas anglo-estadunidenses, e a Zona B, por tropas iugoslavas. Quando o memorando de entendimento foi compartilhado, a Itália recuperou a Zona A, enquanto a Iugoslávia ocupou a Zona B e a integrou nas repúblicas socialistas da Eslovênia e da Croácia, estados membros da República Socialista Federativa da Iugoslávia. A partição não seria reconhecida até 1975 no Tratado de Osimo. Desde a sua independência em 1991, a Eslovénia é o único país da extinta Iugoslávia a possuir uma fronteira com a Itália.

Quarto dia

Nesta etapa da Travessia dos Alpes Adriáticos, chegamos na Itália!

Após passar mais alguns últimos momentos pedalando pelas estradas da Suíça e passando por Arnolstein, atravessamos a tríplice fronteira e chegamos no território italiano, encerrando nosso dia conhecendo a região e degustando da gastronomia local na comuna Tarvisio em Friul-Veneza Júlia, província de Údine.

A ciclovia Alpe Adria atravessa os Alpes em parte ao longo de antigos trilhos ferroviários e vários túneis. Um agradável roteiro sobre duas rodas de muita satisfação sob vários aspectos: cultura, esporte, gastronomia!

Confira mais sobre o trajeto no vídeo do meu canal abaixo.

Posts que poderão ser de seu interesse

Caso ainda não tenha acompanhado os dias anteriores, confira neste link abaixo o blog no qual inicio meu pedal na Áustria.

Pedalando pelos Alpes Adriáticos – Áustria

Leia a publicação do blog sobre a viagem e confira o trajeto completo com fotos através do link abaixo

Travessia Alpes Adriáticos 2023 – Cicloturismo Internacional

Confira o roteiro desta cicloviagem na publicação do blog pelo link abaixo

Bike no Ar na Travessia dos Alpes Adriáticos

Aproveite também para ler esta publicação no link abaixo onde falo sobre o trajeto da Ciclovia Alpe Adria

Ciclovia Alpe Adria

Fonte

Wikipedia

Gostaria de colaborar com este canal? Tem dúvidas sobre o setor? Ficarei extremamente agradecido pelas sugestões e feliz em responder.

P.S. Como tudo o que é bom deve ser compartilhado com os amigos, que tal compartilhar este link com os seus?
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Carnaval no pedal

Está planejando pedalar durante os dias de Carnaval? Confira algumas dicas para desfrutar de um bom ciclismo neste períodos e com os devidos cuidados.

Continue lendo