Andiamo! Venha comigo atravessar os belos cenários da Itália pela ciclovia Alpes Adria no quinto dia desta viagem que em breve chegará ao fim.
Após vários dias pedalando pela Áustria, chegamos na Itália, mais especificamente em Tarvisio. Com a viagem chegando ao fim, aproveitamos o máximo para pedalar por esta bela região do país, contornando os Alpes Adriáticos e terminando em Venzone por uma das ciclovias mais lindas na qual já pedalei.
A cidade de Venzone, por sua vez, sofreu um terrível terremoto junto de outras cidades a alguns anos atrás e se reconstruiu quase que completamente em uma velocidade impressionante. Segundo a Wikipedia, o sismo do Friul de 1976 foi um tremor de terra que ocorreu às 21h06min na região italiana do Friul no dia 6 de maio daquele ano.
O epicentro localizou na comuna de Gemona del Friuli e as áreas mais afetadas, além desta, foram Montenars, Venzone, Osoppo, Majano ademais de muitas outras que sofreram uma destruição quase total.
O número de mortos chegou a 982, enquanto que os desabrigados somaram cerca de 60 000 pessoas. O terremoto atingiu 6,4 graus na escala de Richter e 10 na escala de Mercalli. Os tremores continuaram pelos meses que se seguiram, sendo que alguns bastantes chegaram a ser bastante fortes, particularmente os de setembro, quando nos dias 11 e 15 se registraram sismos de mais de 8 graus na escala de Mercalli.
A cidade chegou, inclusive, a vencer o Il Borgo dei Borghi de 2017, como a cidade mais bonita da região italiana.
Quinto dia
Andar de bike pela ciclovia Alpes Adria é como pedalar em um tapete; uma trajetória plana e agradável. O trajeto segue em grande parte por uma antiga linha férrea desativada que foi transformada em ciclovia. Os primeiros 5 quilômetros são praticamente planos, até iniciarmos a longa descida. São quase 50 quilômetros descendo, cruzando vários túneis, pontes de ferro, tudo isso em meio a uma paisagem deslumbrante. E é claro, não podia deixar de fazer uma parada na estrada com colegas ciclistas e degustar um pouco da culinária local.
Confira no vídeo abaixo mais um pouco desta viagem fantástica
Leia a publicação do blog sobre a viagem e confira o trajeto completo com fotos através do link abaixo
Travessia Alpes Adriáticos 2023 – Cicloturismo Internacional
Confira o roteiro desta cicloviagem na publicação do blog pelo link abaixo
Bike no Ar na Travessia dos Alpes Adriáticos
Veja o post anterior a esse para acompanhar o trajeto da Áustria até a Itália
Pedalando pelos Alpes Adriáticos – Áustria, Eslovênia e Itália
Aproveite também para ler esta publicação no link abaixo onde falo sobre o trajeto da Ciclovia Alpe Adria
Fontes