Viajei para Florianópolis, para o litoral em 2021. Meu objetivo era pedalar e reencontrar velhos amigos do pedal, além de passar pelos principais pontos turísticos desta cidade maravilhosa.
Floripa
Com 424,4km², a Ilha de Santa Catarina (FLORIPA, carinhosamente) é a terceira maior ilha marítima do Brasil. Pois é, a capital catarinense também pega um trechinho continental e das ilhas circundantes, mas é a ilha principal que guarda as dezenas, senão quase uma centena de praias.
Com mais de 20 trilhas repletas de visuais estonteantes, Florianópolis é uma excelente opção para a prática do ciclismo de montanha, um esporte que atrai tanto aventureiros radicais como esportistas de fim de semana.
A Ilha de Santa Catarina – um pedacinho de paraíso com 451 Km2, 42 praias e duas lagoas emolduradas pelo verde da Mata Atlântica – possui uma geografia privilegiada. Ela não somente acaricia os olhos como favorece a prática de dezenas de esportes, principalmente os radicais: surf e mergulho no mar, asa-delta e parapente no céu, mountain bike na terra.
Fonte: https://guiafloripa.com.br/lazer-e-esportes/mountain-bike
Veja este vídeo sobre a minha viagem. Foram momentos incríveis que vale a pena compartilhar com você. Descubra a origem dos nomes “Praia da Armação” e “Florianópolis”, entre outras curiosidades.
E, óbvio… Muitas dicas de Cicloturismo em Santa Catarina.
Assista:
URUBICI
Urubici é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 28º00’54” sul e a uma longitude 49º35’30” oeste, estando a uma altitude de 918 metros. Sua população estimada em 2019 era de 11 235 habitantes. Possui uma área de 1019,1 km².
No cume do Morro da Igreja (1.822 metros), o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, localizado no município, foi registrada, extraoficialmente, a temperatura mais baixa do país: −17,8 °C, em 29 de junho de 1996.
SERRA CATARINENSE
A Serra Catarinense é a região mais fria do Brasil, sendo o único lugar do país onde neva todos os anos, mesmo que por poucos dias, durante o inverno. A paisagem de araucárias, campos e taipas (muros de pedra basalto) cobre-se inteiramente de branco e até as águas das cachoeiras podem congelar. Cascata do Avencal é um ponto turístico da cidade, possui queda de água de cem metros, é bastante utilizada para a prática do rapel. Fazendas centenárias, a cultura gaúcha, a culinária campeira, cavalgadas complementam o cenário da natureza agreste da Serra Catarinense.
O planalto Serrano ou serra Catarinense é uma região que aproximadamente inclui as mesorregiões do Oeste Catarinense Serrana e parte do Norte Catarinense. Distante cerca de 100 quilômetros do litoral do estado, com montanhas que ultrapassam os mil metros de altitude e clima subtropical de altitude, a região abriga importantes cidades como Lages e São Joaquim.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Urubici
Nesse vídeo mostro a vocês meu ciclo viagem na Serra Catarinense – de Bom Retiro até Urubici. Passo por diversas cidades e visito a famosa grande Serra do Corvo Branco, descendo a Serra do Rio do Rastro pedalando com companheiros.
Foi uma aventura incrível e vale muito a pena ver este vídeo na íntegra!